Seminário Internacional de Jornalismo Literário na ESCS

A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) acolhe, a 8 e 9 de Maio, a iniciativa “Seminário Internacional de Jornalismo Literário: Uma perspectiva prática”, que terá como oradores os norte-americanos Mark Kramer e Suketu Mehta, os brasileiros Edvaldo Pereira Lima e Sérgio Vilas Boas, a holandesa Anja Vink e o português Paulo Moura.

O evento é composto por quatro palestras, duas de manhã e duas de tarde, em cada dia, e visa “fornecer competências e técnicas de aprendizagem essenciais para a escrita deste tipo de jornalismo”.

Serão abordados temas como a importância do jornalismo literário na actualidade (a crise da imprensa, as novas soluções e o jornalismo online), a sua relação com os problemas sociais (como escrever sobre a pobreza, o racismo e a imigração) e os seus subgéneros (reportagem, “romance” de não ficção, literatura de viagens, memórias, biografias, divulgação científica e ensaio pessoal).

O seminário focará ainda questões práticas: como vender o trabalho de jornalista; como transformar uma reportagem num livro; como escrever uma biografia; como escrever um ensaio pessoal; e ainda o processo de trabalho em Jornalismo Literário, das notas no terreno ao primeiro esboço.

Organizado pelo Departamento de Jornalismo da ESCS e pelo jornal “Oitava Colina”, esta formação tem um valor de inscrição de 75 euros, com direito à entrega de um certificado aos participantes no final.

Para informações e inscrições, utilize o e-mail jornalismoliterarionapratica@gmail.com

Partilhe