Semanário na Libéria processado

Uma acção legal foi avançada contra o semanário independente liberiano “The Vanguard Newspaper” e um dos seus jornalistas foi preso por ter revelado os negócios do empresário do ramo automóvel e director local da Agência de Desenvolvimento Africano (ADA), Wendell Macintosh.

No dia 14 de Outubro, o jornal publicou um artigo da autoria do jornalista Moses Kowo intitulado “ADA Boss Scoops US$13,000 from LEC”, em que referia que Wendell Macintosh tinha assinado um contrato em Fevereiro para vender dois veículos à Companhia Eléctrica da Libéria (LEC), nunca tendo feito a entrega dos mesmos.

Quando, no âmbito do trabalho do jornalistas, Wendell Macintosh foi contactado pelo jornal para dar a sua versão sobre o assunto, este imediatamente recorreu ao seu advogado, que ameaçou processar o semanário se publicasse notícias sobre o tema, como acabaria por suceder.

O editor do jornal, Crispin Tulay, o seu assistente Cheechiay Jablasone e o jornalista Moses Kowo receberam, no dia 15 de Outubro, uma intimação relativa à queixa de Wendell Macintosh, que se apoia num artigo da nova lei penal, segundo o qual devem ser punidos os autores e difusores de notícias que sejam “falsas ou ambíguas e que tenham a intenção de expor alguém ao ódio, desrespeito ou ao ridículo públicos”.

Moses Kowo foi objecto de mandado de prisão mas acabaria por ser libertado mediante o pagamento de uma fiança de 1500 dólares liberianos, cerca de 30 euros.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que se revelou já “surpreendida com este ataque à liberdade de imprensa”, pois o semanário “cumpriu o seu dever e os jornalistas não devem temer ser encarcerados pelo seu trabalho”.

A organização apela à Justiça liberiana para que termine com a acção contra o jornal e descriminalize as designadas “ofensas da imprensa”, pois um tal passo é vital para a edificação de uma democracia efectiva no país.

Entretanto, o advogado de Wendell Macintosh falhou a primeira audição em tribunal, no dia 18 e, segundo a RSF, terá proposto no dia seguinte um acordo extra-judicial ao semanário, estando as negociações nesse sentido previstas para breve.

Partilhe