Semanário liberiano encerrado por alegada difamação

O semanário liberiano “Forum Newspaper” foi mandado encerrar a 4 de Março e condenado ao pagamento de uma multa de 200 dólares por um tribunal de Monróvia, na Libéria, que emitiu também mandatos de captura contra responsáveis da equipa editorial por alegado desrespeito a ordens do tribunal.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera que as medidas ordenadas pelo tribunal são desproporcionais à situação e advoga a reabertura imediata do jornal, sobretudo por se estar em período eleitoral no país.

Contactado via telefone pela RSF, Augustus Fallah, editor do “Forum Newspaper”, assegurou não ter recebido quaisquer avisos ou ordens prévias do tribunal e classificou o veredicto como tendo “motivações políticas”, acrescentando que está a tentar reunir a verba para pagar a multa que lhe permitirá pôr o jornal a funcionar de novo.

Este caso teve início quando, a 5 de Janeiro, Melee Kermue, candidato ao Senado e director da organização não-governamental Hope International for Liberia, apresentou uma queixa por difamação contra o semanário, exigindo uma indemnização de dois milhões de dólares.

Na origem da queixa está uma peça intitulada “Wanted Hope International Boss Escapes Justice from the US”, de acordo com a qual Melee Kermue se escapara dos EUA quando soube que as autoridades norte-americanas iam acusá-lo de envolvimento num caso de narcotráfico.

Partilhe