Secretismo das instituições preocupa sindicato sueco

O Sindicato dos Jornalistas Suecos (SJF) está preocupado com a tendência crescente do Governo e do Parlamento daquele país escandinavo para adoptarem leis restritivas do acesso dos jornalistas à informação.

Um relatório divulgado durante o congresso do SJF, que terminou a 25 de Outubro, mostra que as autoridades suecas aprovaram, nos últimos anos, um conjunto crescente de diplomas legais secretistas, que dificultam o acesso à informação por parte do público e dos jornalistas.

O documento levou o congresso dos jornalistas suecos a protestar contra essa tendência e a apelar no sentido de uma maior transparência das instituições.

“Não precisamos de mais secretismo”, disse a presidente da SJF, Agneta Lindbolm. “Os cidadãos precisam de uma sociedade aberta e democrática onde todos possam ter um acesso facilitado a documentos e à informação”, acrescentou.

O congresso do SFJ reuniu 110 delegados e decorreu entre 23 e 25 de Outubro. Em discussão estiveram ainda questões como os acordos colectivos, salários e horários de trabalho.

Partilhe