RSF entrega prémios de liberdade de imprensa

O jornalista birmanês U Win Tin, o jornal russo “Novaya Gazeta”, a organização congolesa Journaliste en Danger e o ciberdissidente cubano Guillermo Fariñas Hernández foram os vencedores da 15ª edição dos Prémios Repórteres Sem Fronteiras – Fundação de França, entregues a 12 de Dezembro em Paris.

U Win Tin, de 76 anos, mereceu a distinção de Jornalista do Ano em reconhecimento da sua luta em prol da liberdade de imprensa na Birmânia, tendo superado nomeados como o eritreu Dawit Isaac e o colombiano Hollman Felipe Morris.

Na categoria de órgão de comunicação, o bi-semanário russo “Novaya Gazeta” viu distinguida a sua batalha pelo direito a informar o público, uma causa que era também cara à sua ex-jornalista Anna Politkovskaya, assassinada a 7 de Outubro em Moscovo. Os outros finalistas desta categoria foram o “Democratic Voice of Burma” (Birmânia), “Uthayan” (Sri Lanka) e “An-Nahar” (Líbano).

A organização Journaliste en Danger, de Kinshasa, na República Democrática do Congo, foi também premiada pelo seu trabalho em prol da liberdade de imprensa, ficando à frente de outros grupos activos nesta área como o mexicano CEPET, o turcomeno Tadjigoul Begmedova e o sírio Anwar al-Bunni.

Por fim, na categoria de ciberdissidente, a vitória coube ao cubano Guillermo Fariñas Hernández, chefe da agência noticiosa Cubanacán Press, que em Fevereiro de 2006 iniciou uma greve de fome e sede para exigir “Internet livre” para todos os cubanos. Na lista de finalistas estavam ainda o sírio Habib Saleh e o chinês Yang Zili.

Além dos galardões, cada qual no valor de 2500 euros, a RFS prestou um tributo a Gebran Tueni, editor do diário libanês “An-Nahar”, assassinado a 12 de Dezembro de 2005 num atentado à bomba contra o seu automóvel.

Partilhe