RSF assinala aniversário da prisão de jornalistas em Cuba

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) assinalou a 18 de Março o primeiro aniversário da detenção de 27 jornalistas independentes em Cuba, aproveitando para lançar a campanha “A Europa diz NÃO à repressão em Cuba”.

A iniciativa consta de apelos à Comissão Europeia e ao Conselho da Europa para que sigam políticas consistentes visando libertar os 75 dissidentes cubanos presos há um ano (entre os quais estão os 27 jornalistas), e por cartazes a dizer “Cuba Si, Castro No”, que pretendem levar os 800 mil turistas europeus que anualmente visitam Cuba a reflectir sobre a situação política na ilha.

Neste âmbito, a RSF anunciou ainda o lançamento de “Cuba, le livre noir”, uma colecção de relatos de vários grupos de direitos humanos sobre Cuba, onde se revela a alegada escalada da acção governamental da Primavera de 2003 e a forma como funciona o regime de Fidel Castro.

Recorda-se que, recentemente, a RSF foi condenada num tribunal francês por utilização abusiva da foto de “Che” Guevara numa campanha semelhante.

Partilhe