Rescisões conduzem à perda de talento e experiência

Prescindir dos jornalistas veteranos através de pré-reformas é “uma injustiça e um erro que conduz à perda de talento e de experiência”, consideraram diversos sindicalistas, profissionais e especialistas em comunicação presentes numa mesa-redonda sobre a crise no sector, promovida a 11 de Março em Barcelona pelo Colégio de Jornalistas da Catalunha.

Todas as partes concordaram que a imprensa desempenha um papel fulcral numa democracia, ao prestar informação de qualidade aos cidadãos, e frisaram que para sair da crise é necessário conservar o peso dos jornalistas que “são os melhores garantes da informação como serviço público”.

Os sindicatos criticaram que se utilize a crise como pretexto para reduzir equipas e reclamou um papel activo no momento de procurar soluções, exigindo também condições laborais dignas para os jornalistas mais jovens e para aqueles que trabalham à peça.

Sobre os pedidos de ajudas públicas para o sector, os participantes consideraram que as mesmas devem estar ligadas a planos de modernização das empresas e devem ser compatíveis com a independência dos meios, tal como acontece noutros países europeus.

Partilhe