Repressão de jornalistas no Nepal motiva protestos

Onze organizações de defesa da liberdade de imprensa enviaram uma carta ao rei Gyanendra, do Nepal, expressando grande preocupação e manifestando o seu protesto pela violência que o exército tem exercido contra os jornalistas e contra os nepaleses que se têm manifestado em massa por todo o país desde 6 de Abril.

Até ao momento, há notícia de oito pessoas mortas na sequência dos protestos populares em favor de maior democracia no Nepal, abalada desde o golpe de Estado protagonizado pelo próprio rei a 1 de Fevereiro de 2005.

Mais de uma centena de jornalistas foram já detidos enquanto cobriam ou participavam nas manifestações, sendo que 15 deles permanecem sob custódia policial.

As organizações – Article 19, Free Voice, Federação Internacional de Jornalistas, International Media Support, Instituto Internacional de Imprensa, Repórteres Sem Fronteiras, UNESCO, Comissão de Imprensa do Sul da Ásia, Associação Mundial de Rádios Comunitárias, Associação Mundial de Jornais e Comité Mundial para a Liberdade de Imprensa – manifestam-se ainda preocupadas com relatos da presença de elementos policiais à paisana que tentam provocar desacatos no meio de manifestações pacíficas.

Também o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) deu conta de mais ataques contra membros da imprensa e exprimiu a sua solidariedade aos camaradas de profissão nepaleses.

Partilhe