Repórter guatemalteco encontrado morto

Eduardo Maas, repórter da Rádio Punto, da Guatemala, foi encontrado morto a 11 de Setembro em Cobán, uma localidade do centro do país. Colegas e familiares desconhecem quaisquer ameaças prévias que tenham sido feitas ao jornalista e a polícia está a investigar o caso.

O corpo do repórter de 58 anos, que também era um activista dos direitos humanos e colaborador do diário “El Correo del Norte” e da Radio Mía, foi encontrado na sua viatura, estacionada perto da esquadra da polícia, com cinco ferimentos provocados por disparos.

Pouco depois da morte de Eduardo Maas, o seu camarada Ángel Martín Tax, do “El Correo del Norte” e da Radio Sonora, recebeu um telefonema em que lhe disseram que ele era “o próximo na lista”.

Estes casos seguem-se a uma tentativa falhada de assassinato de um apresentador da Radio 10 no final de Agosto e a ameaças contra outros jornalistas guatemaltecos, o que motivou comunicados de alerta de organizações como a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

Partilhe