Relatório sigiloso sobre morte de Nicola Calipari na Internet

O relatório do departamento de Defesa norte-americano referente à morte do agente secreto Nicola Calipari, ocorrida aquando do resgate da jornalista italiana Giuliana Sgrena em Bagdade, foi disponibilizado na Internet com detalhes que os Estados Unidos queriam manter sigilosos.

Com 30 páginas, o texto do Pentágono, que agora circula na Internet, apresenta diversas partes rasuradas mas que, mediante cópia e colagem num novo documento, deixa à vista toda a informação anteriormente escondida, inclusive o nome do soldado que atingiu mortalmente Nicola Calipari.

O agente secreto italiano foi baleado a 4 de Março, quando tropas norte-americanas no Iraque abriram fogo sobre o veículo em que seguia a jornalista, sequestrada durante mais de um mês por rebeldes iraquianos, a caminho do aeroporto de Bagdade.

Existem diferentes versões acerca do que realmente aconteceu, tendo a Itália recentemente acusado os soldados norte-americanos no Iraque de inexperiência e falta de capacidade para lidar com a pressão.

Partilhe