Relatório apela a alterações de fundo no ambiente mediático da Bielorrússia

Várias organizações de defesa da liberdade de imprensa publicaram o relatório “Por Média Livres e Justos na Bielorrússia”, no qual apelam a alterações de fundo no ambiente mediático daquele país europeu.

O documento é fruto de uma missão de cinco dias àquela ex-república soviética, que contou com a participação de membros da Article 19, da Civil Rights Defenders, do Sindicato de Jornalistas Dinamarquês, da Index on Censorship, da Federação Internacional de Jornalistas, da Associação Internacional de Editores, do Pen Internacional, do Instituto Internacional de Imprensa, do Open Society Institute, da PressNow, da Repórteres Sem Fronteiras, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias e da International Media Support.

Realizada entre 20 e 24 de Setembro, a visita revelou que as reformas feitas na Bielorrússia foram meramente cosméticas, pois os média do país continuam a operar num clima altamente repressivo.

Por esse motivo, o relatório inclui recomendações de reformas nos média e expressa o desejo de colaborar com as autoridades e com os profissionais do sector na execução dessas alterações à lei.

Partilhe