Reiner Ehert vence World Press Cartoon 2008

O desenho “Torre de Bruxelas”, da autoria do cartunista alemão Reiner Ehert, foi o vencedor do Grande Prémio do World Press Cartoon, entregue a 11 de Abril em cerimónia realizada no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Publicado no jornal alemão “Eulenspiegel” em Março de 2007, o cartoon recria a famosa Torre de Babel pintada por Pieter Bruegel, habitada nesta versão por representantes dos 27 Estados-membros da União Europeia.

Além do Grande Prémio, no valor de 20 mil euros, Reiner Ehert ganhou ainda a categoria Cartoon Editorial, onde o português António Jorge Gonçalves obteve o segundo lugar com “Dalai Lama”, que saiu no “Público” e retrata o líder religioso tibetano como um panda dentro de uma jaula “made in China”, e o norueguês Orkan ficou em terceiro, com a imagem de um urso polar a sofrer as consequências do aquecimento global, publicada no “Vart Land”.

Na categoria Caricatura, o melhor dos trabalhos a concurso foi “Michael Ballack”, do italiano Achille Superbi e publicado no “La Stampa”, que ficou à frente do colombiano Turcios, que fez uma caricatura de Elvis para o jornal espanhol “La Opinión”, e do argentino Sciammarella, que se quedou pelo terceiro posto com um retrato de “Noriega” feito para o “El Pais”.

Na vertente de Desenho de Humor, o primeiro prémio foi para o iraniano Hassan Karimzadeh, com “Carregando”, saído originalmente no “Etemad-e Melli”, enquanto o segundo coube a uma imagem do mexicano Naranjo publicada no “El Universal” e o terceiro ao brasileiro Moa, com um carrossel que figurou na revista “Foco – Economia e Negócios”.

Este ano o júri foi constituído por António Antunes, Cássio Loredano, Carlos Brito, Hemant Morparia e Habid Haddad e teve de avaliar 766 trabalhos de 395 artistas de 67 países, tendo 403 dessas obras, de 289 cartoonistas de 58 países, sido escolhidas para a exposição que está patente até 11 de Maio no Sintra Museu de Arte Moderna.

Partilhe