Reforço do serviço público na Irlanda

A comissão governamental para o audiovisual, criada em Março, pelo governo irlandês, adoptou a posição sobre o serviço público de televisão defendida pelos sindicatos dos jornalistas da Irlanda e do Reino Unido e recomendou um aumento da taxa de televisão no país.

O relatório final do Forum on Broadcasting, presidido pelo antigo governador do Banco da Irlanda, Maurice O’Connell, decidiu, na sexta-feira, 30 de Agosto, adoptar oficialmente a posição dos sindicatos nacionais de jornalistas daquele país e da Grã-Bretanha, em defesa do reforço do serviço público de televisão.

A comissão alertou para os riscos do “desenvolvimento de um cartel privilegiado” no sector privado e propôs a criação de uma única autoridade reguladora para o sector do audiovisual , além de exigir uma maior transparência ao operador público de televisão, o RTE.

O fórum apoia ainda a reivindicação da RTE, considerando absolutamente justificado o aumento da taxa de televisão e apelando ao Governo de Dublin para que adopte “medidas que garantam a viabilidade da estação”. Um processo de consulta pública sobre o serviço público irá decorrer nas próximas semanas.

A posição do Forum on Broadcasting foi aplaudida pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), em comunicado emitido na segunda-feira, 2 de Setembro. “Num contexto de ameaças crescentes ao serviço público na Europa, este relatório dá-nos a esperança de que existem autoridades responsáveis que estão a apresentar argumentos fortes em defesa dos valores do serviço público”, disse o secretário-geral da organização, em declarações reproduzidas no sítio da FIJ. “O relatório mostra que o envolvimento activo dos jornalistas e de grupos empenhados da sociedade civil pode trazer resultados positivos para o futuro do sector público audiovisual”, concluiu Aidan White.

Partilhe