Rafael Marques recebe Prémio de Coragem Civil

O jornalista angolano Rafael Marques vai receber a 18 de Outubro, em Nova Iorque, o Prémio de Coragem Civil 2006, galardão no valor de 50 mil dólares (cerca de 40 mil euros) atribuído pelo Northcote Parkinson Fund, uma fundação privada norte-americana.

Esta é a quarta vez que esta distinção, instituída em 2000, vai para um jornalista, depois de ter sido entregue ao leonês Paul Kamara (2001), ao iraniano Emadeddin Baghi (2004) e à russa Anna Politkovskaya (2005).

Conhecido pelas críticas ao regime de José Eduardo dos Santos – chegou a dizer que em Angola a corrupção pode ser definida como a principal instituição do Estado – Rafael Marques ganhou projecção internacional quando, em 1999, esteve 40 dias preso, sem qualquer acusação formada, na sequência de um artigo em que culpava o presidente angolano pela destruição do país e a promoção da incompetência e da corrupção.

Distinguido em 2000 pelo Parlamento Europeu com o Passaporte da Liberdade e pela Associação Nacional de Jornalistas Negros dos EUA com o Percy Qoboza Award for Outstanding Courage, o jornalista, de 35 anos, está actualmente a estudar na Universidade de Londres.

Rafael Marques continua a escrever acerca de Angola para vários órgãos na Internet e noutros suportes, tendo sido ainda o autor de quatro relatórios sobre o seu país natal, nos quais aborda o impacto do petróleo e dos diamantes no aumento dos abusos contra os direitos humanos nas zonas onde esses recursos naturais abundam, nomeadamente as regiões de Cabinda e Lunda.

Partilhe