Radio Brakos autorizada a voltar às emissões

O Alto Conselho das Comunicações (HCC) do Chade levantou a 23 de Agosto a suspensão imposta três meses antes à Radio Brakos, por “conflitos recorrentes” entre esta e as autoridades militares e administrativas.

Em declarações ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), o director da estação, Tchanguis Vatankah, afirmou que a rádio voltará a emitir em breve a partir da cidade de Moissala – onde é a única emissora –, mas que se juntaria esta semana aos protestos contra a prisão de quatro jornalistas no Chade.

Durante esta semana, não têm saído edições dos jornais privados do Chade e as estações de rádio suspenderam os programas noticiosos, tudo como forma de protesto contra a prisão recente de quatro jornalistas, com penas que vão dos três meses aos três anos.

A propósito deste protesto, a directora-executiva do CPJ, Ann Cooper, apelou às autoridades para que libertem imediatamente os quatro jornalistas presos, de modo a que o Chade deixe de ser “o segundo país com mais jornalistas presos em África”, logo atrás da Eritreia.

Partilhe