Quem são eles?

Com cerca de 800 associados, na maioria do sexo feminino, a ANJJ tem filiados distribuídos por todo o país e nas regiões autónomas, sendo 40% ligados à imprensa universitária. O quase centenário Fernando Pessa foi convidado para figurar como membro «número um» da Comissão de Honra.

A maioria são mulheres. Os cerca de 800 associados da ANJJ vêm de todos os cantos do país, incluindo ilhas, e pagam uma anuidade de dois mil escudos. Os sócios costumam inscrever-se ainda estudantes, até porque a associação apostou na sua divulgação junto das universidades e institutos que formem jornalistas. «É aí que queremos começar.»

A amplitude de idades dos associados vai dos 18 aos 35 anos, salvo raras excepções. «Sei que é a idade da maioria dos jornalistas com carteira profissional». Mesmo assim, sublinha que não há o risco de a ANJJ abranger toda a classe. «Quarenta por cento dos associados são estudantes ligados à imprensa universitária. E também há bastantes estagiários.» E para que todas as faixas etárias estivessem verdadeiramente representadas na associação, decidiu-se convidar para membro «número um» da Comissão de Honra da Associação Fernando Pessa, de 99 anos. E esta, hein?

Partilhe