Quatro anos de prisão para jornalista azeri

Genimet Zakhidov, editor do diário da oposição “Azadlyg”, foi condenado a quatro anos de prisão por um tribunal de Baku, capital do Azerbaijão, por alegado hooliganismo e danos corporais a terceiros. O advogado do jornalista revelou que planeia recorrer d

Segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) e a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a pena aplicada a Genimet Zakhidov tem como único objectivo silenciar um jornalista incómodo, uma vez que a situação que o levou a ser detido parece ter resultado de uma encenação.

A 7 de Novembro de 2007, Genimet Zakhidov estava a andar pela rua quando uma mulher o acusou de a ter insultado, levando o homem que a acompanhava a tentar atacar o jornalista, que acabou por lutar com o agressor e o afastar com a ajuda de transeuntes. Três dias depois, a polícia chamou o editor do “Azadlyg” para testemunhar na esquadra e deteve-o como suspeito de hooliganismo e agressão.

Desde então Genimet Zakhidov tem estado atrás de grades, à semelhança do que acontece com o seu irmão, o humorista Sakit Zakhidov, que desde Junho de 2006 cumpre uma pena de três anos por acusações infundadas de posse de droga, de acordo com o CPJ.

Segundo a mesma organização, nos últimos anos as autoridades azeris têm sido criativos no uso que dão à lei penal para silenciar vozes inconvenientes, tendo deixado de lado as tradicionais acusações de difamação em benefício de acusações mais graves, como terrorismo, incitamento ao ódio étnico e posse de drogas.

Partilhe