Quarto ciberjornalista preso na Síria em ano e meio

A situação do jornalista sírio Muhened Abdulrahman, preso a 7 de Setembro devido a artigos publicados em sítios para os quais colaborava, preocupa a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que critica a detenção de jornalistas do meio digital.

A organização afirma que a Síria é actualmente a maior prisão de ciberjornalistas do Médio Oriente, havendo informação de que os detidos são vítimas de tortura na prisão.

Estão presos na Síria quatro jornalistas do meio digital por alegados delitos de opinião e “a sua libertação é urgente, ou acabarão por ser destruídos”, alertou a RSF

O mais recente detido, Muhened Abdulrahman, de 25 anos e recém-licenciado em jornalismo pela Universidade de Damasco, foi detido quando regressava de Qamishly, no Curdistão sírio, após uma entrevista a um líder político curdo.

Muhened Abdulrahman, de quem não há notícias desde o momento da detenção, era colaborador dos sítios noticiosos Rezgar.com e Syrianforum.org, para os quais fazia entrevistas e perfis de figuras políticas sírias.

Desde Maio de 2005 que estão presos na Síria três outros jornalistas do meio digital: Habib Saleh, escritor e colaborador do sítio Elaph.com, que foi detido em Maio e condenado 15 meses depois a três meses de prisão; Mohammed Ghanem, editor do espaço www.surion.org, detido a 31 de Março; e Ali Sayed al-Shihabi, colunista do Rezgar.com, detido a 10 de Agosto passado.

Partilhe