Programa de Acção da Direcção Regional dos Açores – 2007/08

A Direcção Regional dos Açores propõe-se desenvolver o projecto sindical na região autónoma.

“Pela Liberdade de Expressão e melhor trabalho”

Introdução

Num mundo cada vez mais globalizado, a que nem mesmo os Açores escapam, com todas as consequências positivas e negativas que tal implica, a classe jornalística depara-se com obstáculos constantes e crescentes no exercício pleno das suas funções.

Agora ainda para mais com uma revisão do Estatuto do Jornalista emperrada, claramente prejudicial no que toca à sua autonomia e liberdade, a par de um quadro judicial igualmente penalizador, novos desafios se colocam perante a estrutura sindical, à qual se exige um novo diálogo e nova postura perante o Poder e os grupos económicos detentores dos media.

E enquanto as empresas de comunicação social se concentram, a precariedade no trabalho incrementa face o número crescente de estagiários que saem todos os anos dos estabelecimentos de ensino superior do país. Os jovens aspirantes a jornalistas, ansiosos pela sua integração no mercado de trabalho cada vez mais competitivo, sujeitam-se a auferir rendimentos miseráveis, lesivos da sua dignidade, situação a que não se pode fechar os olhos e perante a qual se impõem novas respostas.

Assim sendo, e no seguimento do projecto sindical em execução nos Açores, a Lista propõe-se trabalhar arduamente na melhoria das condições de trabalho dos jornalistas açorianos, por uma maior dignidade da classe.

A Lista propõe-se pugnar pela independência das redacções na defesa da credibilização da classe por um jornalismo sério e independente, bem como pela liberdade de expressão, acesso à informação, assente no princípio de responsabilização e de missão de melhor informar os cidadãos.

Propostas

A Lista propõe-se prosseguir e reforçar a acção assumida pela Direcção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas, designadamente através:

– Da instalação de sede própria conferindo maior apoio aos jornalistas dispersos pela Região, atraindo simultaneamente os associados ao movimento sindical;

– Garantindo assistência jurídica na resolução de conflitos laborais e inerentes à própria profissão;

– Acções de formação profissionais contribuindo para uma melhor especialização dos jornalistas de imprensa, da rádio, televisão e on-line, trazendo os cursos do Cenjor às ilhas;

– Estimular à eleição e funcionamento de conselhos de redacção, tendo em conta a sua dimensão regional;

– Reforçar os laços com a Universidade dos Açores com vista à qualificação e especialização profissional da classe;

– Prestar apoio na aquisição e renovação da carteira profissional de jornalista;

– Reforçar a sua presença nas ilhas.

Partilhe