Problemas das jornalistas debatidos no Rio de Janeiro

A necessidade de formar uma Rede Internacional de Mulheres Jornalistas, a Violência Contra a Mulher e as Políticas Públicas para as Jornalistas foram alguns dos temas em debate na Segunda Conferência Latino Americana de Mulheres Jornalistas, que decorreu no Rio de Janeiro de 25 a 28 de Março.

A Conferência foi organizada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), a Federação Nacional de Jornalistas Profissionais (Brasil) e a Federação Argentina de Trabalhadores de Imprensa.

A iniciativa concluiu que, embora existam cada vez mais mulheres no jornalismo, estas continuam afastadas dos cargos de chefia, que permanece a desigualdade salarial entre homens e mulheres que exercem as mesmas funções e que, nem os média do sector público nem os do sector privado dão resposta à necessária articulação entre a vida profissional e doméstica das jornalistas.

O facto de na maioria dos países da América Latina não existir cobertura de segurança social e saúde para as jornalistas, de estas continuarem a ser assediadas sexualmente no trabalho e exercerem a profissão em condições laborais precárias foram outras das conclusões apresentadas no fim dos quatro dias de trabalhos.

Face ao cenário desanimador, foi proposto que sejam criadas, nos sindicatos, comissões que se dediquem a analisar os problemas relativos ao género (masculino/feminino) e que promovam encontros e seminários sobre o assunto, bem como passem a incluir nos seus convénios normas para o combate à discriminação.

Promover a mulher a cargos directivos e com poder de decisão, criar legislação que proteja os direitos das mulheres jornalistas e que incentive as vítimas de assédio ou abuso sexual a denunciarem as situações foram outras das propostas apresentadas no âmbito do encontro no Rio de Janeiro.

Ficaram ainda previstos: o fortalecimento da Rede Internacional de Mulheres Jornalistas, criada sob a égide do encontro e que funcionará como espaço de contacto, troca de informação, partilha de experiências e plataforma de trabalho para as jornalistas e a realização da III Conferência Latino Americana de Mulheres Jornalistas em Buenos Aires, Argentina.

Partilhe