Pressões políticas afastam jornalista russa da Feira de Frankfurt

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) condenou a “sinistra interferência política” que levou à decisão de impedir a participação da jornalista russa Anna Politkovskaja na Feira do Livro de Frankfurt, que se realiza de 8 a 13 de Outubro.

Segundo a FIJ, o afastamento da repórter independente do “Novaja Gazeta” está relacionado com os seus artigos críticos acerca da política russa para a Chechénia e com os seus livros sobre os efeitos da guerra naquela região sobre a população civil.

Os responsáveis do certame convidaram Anna Politkovskaja para participar num debate sobre a situação na Chechénia, porém, como a Rússia é o país em destaque este ano na Feira e, por arrastamento, o presidente Vladimir Putin é o convidado de honra, as autoridades russas consideraram impossível conciliar a presença do chefe de Estado com a da jornalista. Conclusão, o convite a Politkovskaja foi retirado.

Considerando esta atitude “um rude golpe para a liberdade de expressão na Europa”, a FIJ e a FEJ, sua delegação europeia, apelaram às associações de jornalistas da Alemanha para que intervenham junto das autoridades do seu país e da organização do certame, no sentido de voltarem a convidar Anna Politkovskaja, não cedendo a pressões políticas que apenas denigrem a imagem de pluralismo e qualidade da Feira de Frankfurt.

Partilhe