Prémios Repórteres Sem Fronteiras – Fundação de França 2004

O jornalista argelino Hafnaoui Ghoul, o ex-professor universitário chinês Liu Xiaobo e o semanário mexicano “Zeta” são os vencedores dos prémios Repórteres Sem Fronteiras (RSF) – Fundação de França 2004, anunciou aquela organização de defesa da liberdade de imprensa.

Com um valor monetário de 2500 euros, estes galardões pretendem homenagear um jornalista, um defensor da liberdade de imprensa e um órgão de comunicação, por forma a alertar as pessoas para a diversidade de ataques ao direito de informar e ser informado e para a necessidade de empenhamento na defesa da liberdade de imprensa.

Na categoria jornalística, o argelino Hafnaoui Ghoul, correspondente regional do diário “El Youm”, mereceu o prémio devido aos seis meses de prisão que cumpriu acusado de difamação, por ter exposto a corrupção e abusos de autoridades locais. O jornalista encontra-se em liberdade condicional desde 25 de Novembro passado.

Por seu turno, Liu Xiaobo recebeu o galardão para defensor da liberdade de imprensa pelo seu empenho na libertação de jornalistas e ciberdissidentes presos, pelo papel à frente do Centro PEN Independente Chinês e pela luta incansável que trava em prol do ideal universal de liberdade de imprensa.

Quanto ao jornal mexicano “Zeta”, a RSF e a Fundação de França escolheram-no pelas suas reportações de investigação e posições editoriais corajosas, que já custaram a vida a três jornalistas, mas que são exemplo da batalha pelo direito a informar o público.

Partilhe