Prémios Internacionais de Liberdade de Imprensa da CJFE

Os jornalistas Luis Alberto Perez Barillas, da Guatemala, e Xu Wei, da China, são os vencedores dos Prémios Internacionais de Liberdade de Imprensa da Jornalistas Canadianos pela Liberdade de Expressão (CJFE), que serão entregues a 6 de Novembro em Toronto. Na mesma cerimónia, a fotojornalista Zahra Kazemi, morta numa prisão iraniana este Verão, será distinguida com o Tara Singh Hayer Memorial Award.

Jornalista na Radio San Pablo e correspondente do “Prensa Libre”, Luis Alberto Perez Barillas está na clandestinidade desde Julho de 2003, depois de ter sofrido ataques físicos e ameaças de morte devido às suas reportagens sobre o alegado papel de oficiais do governo nos massacres levados a cabo entre 1982 e 1983, durante a ditadura do General Efraín Rios Montt.

Xu Wei, antigo repórter do “Xiaofei Ribao”, está actualmente a cumprir uma pena de prisão de dez anos por participar no Xin Qingnian Xuehui, um grupo informal que usava a Internet para debater temas relacionados com reformas políticas e sociais na China. O jornalista foi preso a 13 de Março de 2001 e condenado a 28 de Maio de 2003 por tentar “derrubar o sistema socialista e subverter o regime de liderança da democracia popular”.

Partilhe