Prémio Stuart de Desenho de Imprensa

Decorrem até 21 de Maio as inscrições para o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa El Corte Inglés / Casa da Imprensa, um galardão aberto a artistas gráficos residentes em Portugal que tenham publicado ilustração, cartoon ou caricatura entre 9 de Abril de 2003 e 10 de Abril de 2004 em publicações periódicas de âmbito nacional ou regional, com excepção das electrónicas.

Atribuído em homenagem ao ilustrador Stuart de Carvalhais, este prémio é constituído por 12.500 euros em dinheiro, pela publicação de um livro com trabalhos do vencedor e pela organização de uma exposição. Será ainda atribuída uma menção honrosa de 2.500 euros.

Segue abaixo o regulamento.

Regulamento

El Corte Inglés institui, em associação com a Casa de Imprensa, o PRÉMIO STUART DE DESENHO DE IMPRENSA, visando homenagear um dos mais célebres ilustradores de sempre e premiar a excelência nacional contemporânea.

1. O PRÉMIO STUART DE DESENHO DE IMPRENSA EL CORTE INGLÉS/ CASA DA IMPRENSA está aberto à participação de todos os artistas gráficos residentes em Portugal com trabalhos de ilustração, cartoon e caricatura publicados no período compreendido entre 9 de Abril de 2003 e 10 de Abril de 2004 inclusivé, em todas as publicações periódicas de âmbito nacional ou regional, com excepção das electrónicas.

2. O PRÉMIO STUART é constituído por um valor pecuniário de 12.500 €, pela publicação de um livro com trabalhos do vencedor e pela organização de uma exposição. Será ainda atribuída uma menção honrosa de 2500 € .

3. Cada artista pode enviar até 10 originais, acompanhados por um exemplar da página completa da publicação onde aqueles trabalhos foram editados. Os originais deverão ser identificados no verso com título, assinatura, periódico e respectiva data: de publicação. Os trabalhos digitais deverão ser apresentados sob forma de uma impressão de qualidade autenticada pelo autor.

4. O conjunto dos trabalhos serão avaliados por um júri composto por, excepcionalmente nesta primeira edição, um autor espanhol de renome, um convidado especial, dois representantes do El Corte Inglés e um representante da Casa da Imprensa. O vencedor compromete-se automaticamente a fazer parte do Júri do ano seguinte.

5. Os trabalhos premiados serão automaticamente considerados propriedade do El Corte Inglés.

6. Os trabalhos a concurso deverão ser enviados de 12 de Abril a 21 de Maio de 2004 (data do carimbo dos CTT) para: El Corte Inglés – Grandes Armazéns, Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, Departamento de Relações Externas, Av. António Augusto de Aguiar, n.º 31, 1069 – 413, Lisboa.

7. Não haverá recurso das decisões do júri.

Partilhe