Prémio para reportagens sobre crianças em hospitais

Um prémio jornalístico subordinado ao tema “A Criança no Hospital: Impacto na Vida Familiar” foi instituído pela Fundação Infantil Ronald McDonald. Com um valor pecuniário de 5.000 euros, o prémio distinguirá uma reportagem de imprensa, inclusive on-line, publicada entre 1 de Junho e 30 de Setembro deste ano.

A Fundação Infantil Ronald McDonald pretende premiar trabalhos que “contribuam para uma maior consciencialização do público em geral para com o bem estar psicológico e social das crianças e seus familiares com particular incidência em situações de doença grave e prolongada”.

É o seguinte o Regulamento do Prémio de Jornalismo “A Criança no Hospital: Impacto na Vida Familiar”:

A Fundação Infantil Ronald McDonald ™, consciente da importância dos meios de comunicação social no esclarecimento, divulgação e sensibilização da comunidade para as questões relacionadas com o bem estar das crianças portuguesas e suas famílias, institui o Prémio de Jornalismo “A Criança no Hospital: Impacto na Vida Familiar” que será regido pelo clausulado seguinte:

1º Objectivo e Âmbito

1.1. O Prémio de Jornalismo “A Criança no Hospital: Impacto na Vida Familiar”, destina-se a galardoar uma reportagem jornalística cuja qualidade e pertinência contribuam para uma maior consciencialização do público em geral para com o bem estar psicológico e social das crianças e seus familiares com particular incidência em situações de doença grave e prolongada.

1.2. Poderão participar os jornalistas de nacionalidade portuguesa, habilitados com o título profissional, que apresentarem um trabalho, de sua autoria, com data de publicação ou emissão entre 1 de Junho de 2003 e 30 de Setembro de 2003, designadamente:

a) Reportagem em qualquer jornal, revista ou site nacional e local (suporte papel ou electrónico).

1.3. Não são admitidos a concurso trabalhos de autoria de colaboradores das entidades promotoras.

1.4. De cada trabalho publicado deverão ser enviados um exemplar e cinco cópias.

2º Prazo para publicação e admissão a concurso

2.1. Os trabalhos a concurso – num máximo de três por participante – serão acompanhados do nome ou pseudónimo profissional, telefone e domícilio do autor, mencionando local, data e título das publicações ou emissões e enviados em correio registado ou em protocolo até ao dia 20 de Outubro de 2003 para:

Fundação Infantil Ronald McDonald™

Rua Dr. José Joaquim de Almeida, nº 2 – 3ªB

2780-337 Oeiras

3º Júri

3.1. Competirá à Fundação Infantil Ronald McDonald™ nomear um júri de quatro (4) membros, para apreciação e votação das produções apresentadas. Este júri será composto pela Exma. Sr.ª Dr.ª Maria José Rita, que assumirá a presidência do júri; pela Exma. Sr.ª Dr.ª Margarida Gonçalves Neto, Coordenadora Nacional para os Assuntos da Família; pela Exma. Sr.ª Dr.ª Maria de Lurdes Chieira, do Conselho Consultivo da Fundação Infantil Ronald McDonaldTM; e por um representante do Sindicato dos Jornalistas.

3.2. Das deliberações do júri, que poderá ser tomada por maioria simples, não haverá recurso, sendo que em caso de empate a Presidente do Júri terá voto de qualidade.

4º Prémio

4.1. O prémio tem o valor pecuniário de 5000€ sendo ainda entregue ao vencedor um diploma alusivo à distinção. Poderá ser atribuído por trabalho individual, ou a um trabalho conjunto assinado colectivamente.

O Júri poderá decidir atribuir o prémio “ex-aequo” repartindo equitativamente o seu valor.

4.2. O prémio será anunciado após a deliberação de júri e entregue em cerimónia pública, no dia 10 de Novembro de 2003.

4.3. Os concorrentes ao presente prémio poderão ceder à Fundação Infantil Ronald McDonald os direitos de utilização para fins humanitários dos trabalhos apresentados, devendo esta, previamente a cada utilização, obter o acordo dos autores.

4.4. A Fundação Infantil Ronald McDonald™ reserva-se o direito de não atribuir o prémio se nenhuma das produções admitidas ao concurso forem consideradas, pelo júri, dignas de ser classificadas de qualidade exemplar, nos termos do presente regulamento.

Partilhe