Prémio Orlando Gonçalves para jornalismo de investigação

As candidaturas ao Prémio Literário Orlando Gonçalves, este ano dedicado a trabalhos de jornalismo de investigação ou reportagem, estão abertas até 30 de Junho.

Tal como nos anos anteriores, a sétima edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves visa incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.

Cada autor pode concorrer com vários trabalhos, obrigatoriamente escritos em língua portuguesa, devendo os mesmos ser apresentados separadamente e com pseudónimos diferentes. É obrigatória a apresentação da carteira profissional de jornalista para admissão a concurso.

Os trabalhos serão apreciados por um júri composto por um representante do Sindicato do Jornalistas, um representante da Sociedade Portuguesa de Autores e por um elemento a indicar pela Câmara Municipal da Amadora, que anunciará a sua decisão final em Outubro do presente ano.

O prémio, no valor de € 4 987,98 (quatro mil novecentos e oitenta e sete euros e noventa e oito cêntimos), será entregue em sessão pública.

Instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, este Prémio constitui uma homenagem à memória de Orlando Gonçalves, escritor e jornalista de imprensa escrita e rádio, que durante 30 anos dirigiu o “Notícias da Amadora”.

O galardão distingue, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem.

Para mais informações, os interessados deverão contactar o Departamento de Educação e Cultura da Câmara Municipal da Amadora, nos Recreios da Amadora (Av. Santos Mattos, n.º 2).

Partilhe