Prémio Nuevo Periodismo aberto a jornalistas portugueses

Os jornalistas portugueses podem concorrer, até 28 de Fevereiro, à quinta edição do Prémio Nuevo Periodismo, galardão promovido pela Fundação Nuevo Periodismo Iberoamericano e pela multinacional CEMEX e com o valor de 25 mil dólares (cerca de 20.700 euros).

Com duas categorias distintas a concurso – texto e fotografia – este prémio promovido pela fundação criada e presidida pelo jornalista-escritor Gabriel García Márquez pretende distinguir trabalhos realizados e difundidos nos idiomas espanhol e português, em meios informativos dos países da América, Espanha ou Portugal, entre 1 de Janeiro de 2004 e 31 de Dezembro de 2005.

Os concorrentes terão de ter um mínimo comprovado de três anos de experiência profissional contínua no exercício do jornalismo, ter nacionalidade de qualquer dos países da América Latina, de Espanha ou de Portugal e só podem entrar a concurso com um trabalho, excepto se um segundo for colectivo.

O júri pretende analisar obras que reflictam os valores éticos profissionais e tenham qualidade narrativa, investigação original dos factos, tratamento da informação em profundidade e cubram temas socialmente relevantes, além de também levar em conta as informações contidas no relato autobriográfico do candidato.

Os interessados em concorrer a este prémio devem inscrever-se através do formulário que se encontra em www.nuevoperiodismo.org/premio, sendo que após a inscrição o sistema informático gerará um código.

Posteriormente, o candidato deve enviar por correio para a sede da FNPI em Cartagena das Índias, Colômbia, um envelope claramente identificado com os dados do autor e o código de inscrição gerado, que contenha todos os elementos requeridos também marcados com o código.

Para mais informações, consulte o regulamento completo em http://www.nuevoperiodismo.org/premio/2005/bases2005.asp.

Categoria de homenagem

Existe ainda uma modalidade de homenagem, no valor de 30 mil dólares (pouco mais de 24.800 euros), na qual o Conselho Reitor do Prémio distinguiu, em anos anteriores, as carreiras jornalísticas do mexicano Julio Scherer García, do colombiano José Salgar, do brasileiro Clóvis Rossi e do uruguaio Hermenegildo Sábat.

Todos os interessados em indicar candidatos a este prémio de homenagem devem fazer a inscrição num formulário presente no sítio da FNPI e fazer chegar por correio às instalações da Fundação, em Cartagena, um envelope com cópia impressa do formulário, uma carta que explique porque o candidato merece o prémio, testemunhos de colegas sobre a obra e trajectória profissional do candidato e amostras do respectivo trabalho.

Partilhe