Prémio Natali aceita candidaturas até 31 de Outubro

As candidaturas para o Prémio Natali de Jornalismo – que distingue trabalhos relacionados com direitos humanos e democracia nos países em vias de desenvolvimento – podem ser entregues até 31 de Outubro.

No regulamento deste ano explica-se que podem concorrer, individualmente ou em grupo, jornalistas da imprensa escrita ou electrónica que estejam ao serviço de órgãos pertencentes a uma de cinco regiões: Europa (incluindo países que não pertencem à UE); África; o Mundo Árabe, Irão e Israel; Ásia/Pacífico; e América Latina e Caraíbas.

Os candidatos só podem participar uma vez, apresentando um artigo ou um extracto de uma série de artigos sobre o mesmo tema, que não ultrapasse os 10 mil caracteres e tenha sido publicado entre 1 de Janeiro de 2004 e 31 de Agosto de 2005.

Os textos a concurso devem estar redigidos ou traduzidos numa das 20 línguas oficiais da União Europeia e trazer um resumo em inglês, francês ou espanhol – com um máximo de 10 linhas ou 600 caracteres, com espaços incluídos e espaçamento duplo –, resumo esse que servirá de base à pré-selecção, realizada por uma escola de jornalismo.

Dessa pré-selecção sairão 10 semi-finalistas por região, os quais serão depois reduzidos a cinco por um júri independente de profissionais da imprensa, do desenvolvimento e dos direitos humanos, tendo em conta o profissionalismo e qualidade do trabalho e a natureza do tema, o seu impacto e a sua pertinência para a opinião pública.

Cada candidatura deve conter ou o artigo original e uma autorização do jornalista ou uma cópia do artigo e a autorização do chefe-de-redacção ou de um organismo profissional, além do formulário de participação disponível na página do Prémio Natali (www.premionatali.info).

Por cada região, o primeiro classificado receberá um troféu e 5.000 euros, o segundo ganhará 2.500 euros e o terceiro obterá 1.500 euros, havendo ainda lugar à entrega de um Prémio Extraordinário no valor de mais 5.000 euros.

A Comissão Europeia (CE) reserva-se o direito de reproduzir e difundir as obras apresentadas nas suas publicações e no material publicitário relativo ao Prémio Natali, galardão criado em 1992 pela CE com o objectivo de promover o jornalismo de qualidade e recordar Lorenzo Natali, antigo vice-presidente da instituição que assumiu a pasta da cooperação e desenvolvimento entre 1985 e 1989.

Para informações mais detalhadas, consulte o sítio www.premionatali.info.

Partilhe