Prémio latino-americano para jornalismo na área da saúde

A Red-Salud, uma rede de jornalistas, órgãos de comunicação e organizações da sociedade civil comprometidos com a saúde pública instituíram o Red-Salud 2005, um prémio latino-americano que visa distinguir os melhores trabalhos jornalísticos na área de saúde.

Com o apoio da Organização Pan-americana de Saúde, da Iniciativa de Comunicação e da Fundação do Novo Jornalismo Ibero-Americano, o galardão distinguirá, em cada ano, trabalhos sobre um assunto específico, com vista a incentivar os jornalistas a melhorarem a abordagem aos principais problemas de saúde que afectam o continente.

Nesta primeira edição, o galardão pretende premiar os melhores trabalhos jornalísticos que abordem o tratamento da Sida através de medicamentos anti-retrovirais, podendo concorrer jornalistas da imprensa escrita ou do meio digital que trabalhem em qualquer país do continente e que tenham pelo menos três anos de jornalismo, fazendo deste a sua ocupação principal em órgãos de razoável visibilidade.

Podem candidatar-se todos os trabalhos individuais escritos em espanhol ou em português (mas neste caso com uma tradução para espanhol) e cuja publicação tenha ocorrido entre 1 de Janeiro de 2004 e 31 de Janeiro de 2005, estando abrangidas as categorias de reportagem, crónica, notícia, entrevista ou outras.

O vencedor do prémio Red-Salud 2005, que será conhecido a 31 de Maio, vai receber dois mil dólares e verá o seu trabalho publicado na página de Internet da Iniciativa de Comunicação, estando ainda previstas as atribuições de um segundo e de um terceiro prémios, respectivamente no valor de mil e de quinhentos dólares, e com igual direito à publicação no referido sítio digital.

Todos os candidatos que queiram participar com trabalhos electrónicos devem preencher um formulário que se encontra em www.comminit.com/la/redsalud/awards/form_1.php e proceder à inscrição até 7 de Maio.

Para o envio de textos difundidos na imprensa escrita, os concorrentes devem remeter por via postal, até 14 de Maio, um exemplar original com a matéria publicada, incluindo comprovativo de autoria no caso das peças não assinadas, e uma cópia do formulário de inscrição devidamente preenchido.

O conjunto deve ser enviado para La Iniciativa de la Comunicación/Red-Salud, Universidad del Norte, Programa de Comunicación Social, KM 5 Vía Puerto Colombia, Barranquilla, Colombia.

Partilhe