Prémio internacional para Anabela Saint Maurice

O filme documental “Quando o Comboio Apitar”, da jornalista da RTP1 Anabela Saint Maurice, foi galardoado com o Cinérail d’Or do Documentário na 14ª edição do Cinérail – Festival Internacional de Comboio, Metro e Cinema, realizado entre 8 e 15 de Fevereiro em Paris, França.

Com duração de 58 minutos, imagem de Pedro Ramos e edição de Namorado Freire, o documentário sobre a reconstrução do caminho-de-ferro de Benguela foi um dos 44 filmes, oriundos de 15 países distintos, que participaram neste festival de cinema dedicado aos transportes ferroviários.

O Grande Prémio Cinérail, galardão principal do festival, coube ao filme francês “Transports Amoreux”, de Laurent Fléchaire e François Bordes, enquanto o Cinérail d’Or da Ficção coube a “Tango del Aire”, uma curta-metragem alemã realizada por Chris Roth, e o Cinérail d’Or da Comunicação de Empresa foi entregue a “L’Expert”, realizado por Mike Huber para a CFF, empresa ferroviária suíça.

O júri, composto pelos realizadores André Cortines e Marie-Pierre Huster, o escritor Clive Lamming e o músico Dominique Bruneau, atribuiu ainda outros prémios e menções especiais a curtas-metragens de França, Alemanha, Estados Unidos e Escócia/Dinamarca.

O documentário “Quando o Comboio Apitar” já tinha sido distinguido, em Setembro do ano passado, com o Grande Prémio Gazeta de Jornalismo, no valor de 20 mil euros.

Partilhe