Prémio GRACE de jornalismo

A associação sem fins lucrativos Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE) propõe-se atribuir, em parceria com o Clube de Jornalistas, um prémio no valor de cinco mil euros para o melhor trabalho jornalístico publicado em 2007 sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

As inscrições para o Prémio GRACE de Jornalismo estão abertas até ao dia 31 de Dezembro de 2007, podendo a ele concorrer jornalistas profissionais ou equipas jornalísticas da imprensa, da televisão e da rádio, incluindo profissionais de áreas como a foto-reportagem, a crónica, o cartoon e o artigo de opinião.

Segue abaixo o regulamento integral deste prémio.

REGULAMENTO DO PRÉMIO GRACE DE JORNALISMO

“Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”

1. Enquadramento

O GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo a promoção e divulgação de boas práticas empresariais no domínio da Responsabilidade Social das Empresas comprometeu-se, em 2005, com a divulgação dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Tendo em conta os objectivos de divulgação acima referidos, o GRACE propõe-se atribuir o Prémio GRACE de Jornalismo ao melhor trabalho sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Este prémio terá como parceiro o Clube de Jornalistas.

2. Designação/objectivo

O Prémio de Jornalismo GRACE “Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, visa premiar um trabalho publicado em 2007 sob a temática dos ODM – Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

3. Âmbito/destinatários

O Prémio será atribuído ao jornalista profissional ou equipa jornalística, autor/a do melhor trabalho produzido e publicado, em todo o universo dos Media – Imprensa, Televisão e Rádio -, incluindo as modalidades de Foto-Reportagem, Crónica, Cartoon e Artigo de Opinião.

4. Candidaturas

A candidatura ao Prémio é apresentada através do envio do Formulário de Candidatura ao qual se deverá anexar três cópias de cada um dos trabalhos colocados a concurso (gravações áudio/video; originais ou fotocópias/pdf).

O referido Formulário de Candidatura estará disponível online, nos sites do Clube de Jornalistas e do GRACE (www.grace.pt).

Todos os documentos deverão ser enviados para Rua Artilharia 1, nº 51 – Páteo Bagatella, Ed.I 4º/5º 1250-137 Lisboa, com a referência – Prémio GRACE de Jornalismo ODM.

5. Prazos

As candidaturas serão aceites até ao dia 31 de Dezembro de 2007, respeitantes a trabalhos publicados durante esse mesmo ano.

A divulgação pública do vencedor será feita até 29 Fevereiro de 2008.

6. Atribuição do Prémio/Júri

O Prémio será atribuído por um Júri composto por dois Jornalistas indicados pelo Clube de Jornalistas e por um Representante da GRACE.

O Júri terá as seguintes atribuições:

1. garantir o rigor e a transparência em todo o processo de análise e de avaliação das candidaturas;

2. definir e aprovar os critérios relativos à atribuição do prémio;

3. nomear e votar o projecto vencedor ou decidir a não atribuição de prémio caso a ausência ou qualidade dos trabalhos assim o justifique.

Da decisão final do Júri não cabe recurso.

7. Periodicidade

O prémio de jornalismo GRACE Objectivos de Desenvolvimento do Milénio terá a periodicidade que venha a ser definida pelo seu promotor.

8. Natureza do Prémio

O Prémio será constituído por:

— Um Diploma ou Troféu;

— Um valor pecuniário fixado no montante de cinco mil euros (5.000€).

9. Esclarecimento de dúvidas

Qualquer dúvida relacionada com o Prémio de Jornalismo GRACE Objectivos de Desenvolvimento do Milénio poderá ser esclarecida através de grace@grace.pt ou do telefone 213 715 413

10. Considerações finais

As entidades promotoras do Prémio de Jornalismo GRACE Objectivos do Milénio garantem a confidencialidade das candidaturas durante todo o processo de avaliação das mesmas.

Partilhe