Prémio Europeu para Jovens Jornalistas já tem júri nacional

Céu Neves, jornalista no “Diário de Notícias” e vencedora do Prémio de Jornalismo da UE “Pela Diversidade. Contra a Discriminação” 2007, e João Pacheco, jornalista e vencedor do Prémio Gazeta Revelação 2006, vão seleccionar, em conjunto com Margarida Marques, da Representação da Comissão Europeia em Portugal, o candidato português ao Prémio Europeu para Jovens Jornalistas.

Aberto a jornalistas entre os 17 e os 35 anos, este concurso promovido pela Comissão Europeia (Direcção-Geral para o Alargamento) e pela European Youth Press tem inscrições abertas até 15 de Março e visa encorajar os jovens europeus a reflectir e escrever sobre a forma como o alargamento da União Europeia (UE) influencia as suas experiências e as suas vidas.

Os júris seleccionarão os vencedores de acordo com a relevância da informação, originalidade no tratamento da questão, estilo jornalístico e qualidade da escrita, capacidade de atrair a atenção do leitor e esforço feito na preparação do artigo.

Os 35 vencedores nacionais – oriundos dos 27 países da UE e de 8 países candidatos à adesão – serão convidados para uma viagem de grupo aos Balcãs em Junho de 2008, visitando Zagreb (Croácia), Belgrado (Sérvia) e Ljubljana (Eslovénia), estando agendada para a capital eslovena uma conferência de encerramento com representantes dos meios de comunicação de vários países.

Para mais informações, consultar o sítio do prémio.

Partilhe