Prémio de Jornalismo para repórteres comprometidos

O Sindicato de Jornalistas da Andaluzia (SPA) abriu inscrições para o II Prémio Internacional de Jornalismo Julio Anguita Parrado, criado em memória do jornalista de Córdoba assassinado no Iraque em 2003, quando trabalhava como correspondente do jornal “El Mundo”.

O objectivo do galardão é reconhecer uma trajectória profissional brilhante e comprometida com a defesa dos direitos humanos de jornalistas de qualquer nacionalidade que tenham trabalhado numa zona de conflito armado ou de grande violência social. Também pode ser atribuído a organizações ou empresas jornalísticas que exerçam as suas funções em zonas de especial violência.

Na segunda edição do prémio o júri será composto por Soledad Gallego-Díaz, jornalista e membro da direcção do “El País”; Almudena Ariza, jornalista da TVE; Pedro Lázaro, jornalista do Canal Sur; Antonia Parrado, mãe de Julio Anguita Parrado; Juan Luis Manfredi, director do departamento de Jornalismo II da Universidade de Sevilha; Antonio Manuel Rodríguez, professor de Direito Civil da Universidade de Córdoba, e pela secretária-geral do SPA, Lola Palenzuela.

O galardão tem o valor monetário de três mil euros e será atribuído em Março. A apresentação de candidaturas deve ser feita até 20 de Fevereiro. A cerimónia de entrega do II Prémio Internacional de Jornalismo Julio Anguita Parrado terá lugar a 7 de Abril, data da morte do repórter.

Partilhe