PRÉMIO DE JORNALISMO HOMENAGEIA FERNANDO PESSA

O Lions Clube de Aveiro instituiu o Prémio de Jornalismo Fernando Pessa, em homenagem ao decano dos jornalistas, que festejou na segunda-feira, dia 15, o seu centésimo aniversário. Ao prémio poderão candidatar-se trabalhos de reportagem efectuados ao longo de 2001, nas categorias de Imprensa, Rádio e Televisão.

Aveiro decidiu homenagear um dos mais notáveis jornalistas portugueses, cuja vida se confunde com o século XX. O prémio de Jornalismo instituído pelo Lions Clube da cidade natal de Fernando Pessa tem por objectivo desenvolver o género da reportagem, no qual o jornalista da RTP se distinguiu pela originalidade e pertinência. O valor pecuniário do prémio é de 5500 euros e o prazo de entrega dos trabalhos concorrentes termina a 15 de Junho. O prémio será entregue em Outubro.

REGULAMENTO DO PRÉMIO DE JORNALISMO FERNANDO PESSA

1. No âmbito das iniciativas do Lions Clube de Aveiro de homenagem ao jornalista Fernando Pessa, é instituído o Prémio de Jornalismo Fernando Pessa.

Objectivo

2. A atribuição deste prémio visa estimular, entre os jornalistas portugueses, o desenvolvimento do género reportagem de rádio, televisão e imprensa.

Candidaturas

3. Serão admitidos a concurso trabalhos jornalísticos que tenham sido divulgados em órgãos de comunicação social portugueses no período de 1 de Janeiro de 2000 a 31 de Dezembro de 2001.

4. Poderão concorrer trabalhos de Imprensa, Rádio e, Televisão, de que sejam autores jornalistas portadores de título profissional válido.

5. Cada candidato poderá apresentar a concurso um máximo de três trabalhos.

6. Os trabalhos concorrentes poderão ter autoria individual ou colectiva.

7. As candidaturas deverão ser formalizadas, pelos respectivos autores, em carta registada com aviso de recepção, devendo constar no invólucro a designação «Prémio de Jornalismo Fernando Pessa».

8. O processo de candidatura incluirá obrigatoriamente:

a) a identificação completa do(s)/da(s) autor (es/as), com nome, morada, nº telefone e, se possível, endereço electrónico;

b) fotocópia da carteira profissional;

c) o título do órgão de comunicação social em que foi difundido o trabalho jornalístico concorrente, bem como a data da sua difusão;

d) oito cópias da publicação ou programa em que foi difundido cada trabalho concorrente.

9. No caso da apresentação de vários trabalhos da mesma autoria, as candidaturas deverão ser entregues separadamente.

10. Os trabalhos apresentados a concurso não serão devolvidos.

Prazo

11. Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados até 15 de Junho de 2002, fazendo fé a data de registo de correio, para a sede do Lions Clube de Aveiro, na. Rua Doutor Alberto Souto, 34 – 1º Esq., Sala A, 3800-148 Aveiro.

Júri

12. O júri, presidido por um representante do Lions Clube de Aveiro, com voto de qualidade em caso de empate, é constituído por:

a) José Augusto Fernandes, Presidente do Lions Clube de Aveiro;

b) Alfredo Maia, representante do Sindicato dos Jornalistas;

c) Jacinto Godinho, como personalidade convidada;

d) Francisco Sena Santos, como personalidade convidada

e) Carlos Rico, como personalidade convidada;

f) Ana Leal, como personalidade convidada;

g) Manuel Ferreira, representante da Câmara Municipal de Aveiro;

13. O júri poderá deliberar, por maioria, a não atribuição do prémio, se considerar que as obras concorrentes não possuem a qualidade necessária, ou afrontem princípios éticos indeclináveis, designadamente os que figuram no Código Deontológico dos Jornalistas.

14. É incompatível com a participação no júri a apresentação de qualquer trabalho concorrente.

15. O júri resolverá os casos omissos e das suas deliberações, que serão registadas em acta, não haverá recurso.

Prémios

16. Ao melhor trabalho será atribuído um prémio pecuniário no valor de 5500 Euros.

17. Está excluída a possibilidade de atribuição de prémios ex aequo.

18. No caso de autoria colectiva, o valor pecuniário do prémio será partilhado por todos os autores que subscrevem o trabalho premiado.

19. O prémio será divulgado ao vencedor e à comunicação social após a sua atribuição pelo júri, em Outubro de 2002.

20. A entrega dos prémios realizar-se-á no decorrer de uma cerimónia pública em Outubro de 2002.

Partilhe