Prémio de jornalismo económico para Ana Rita Faria

Ana Rita Faria, jornalista ao serviço do “Público”, foi a vencedora da edição deste ano do prémio de jornalismo económico do Citigroup, atribuído ao trabalho “Diz-me que rating tens, dir-te-ei que cidade és”, publicado no suplemento “Cidades” a 18 de Abril de 2010.

A jornalista, que ganhara o segundo prémio na edição do ano passado, focou o impacto – nos concelhos de Lisboa, Porto, Sintra e Cascais – da descida de Portugal no rating das agências Moody’s, Fitch e Standard & Poor’s.

Na quarta edição nacional do galardão, criado internacionalmente em 1982, o segundo lugar coube a Ana Taborda (“Sábado”), pelo artigo “Os angolanos mais poderosos em Portugal”, e o terceiro foi para Luís Leitão (“Diário Económico”), graças ao trabalho “Conheça as dez acções que ajudam os investidores a reduzir as despesas familiares”.

O vencedor de cada ano tem direito a participar num seminário promovido pela Columbia’s Graduate School of Journalism nos Estados Unidos.

O prémio foi criado com o objectivo de “impulsionar o jornalismo económico de qualidade, distinguir os melhores trabalhos publicados anualmente na comunicação social de imprensa escrita, e criar oportunidades de reconhecimento para jovens talentos”.

Partilhe