PR

As candidaturas para o Prémio Europeu de Jornalismo Online estão abertas até 31 de Maio. Trata-se da quarta edição deste galardão visando distinguir os melhores trabalhos jornalísticos publicados na Web em toda a Europa e que está aberto aos trabalhos de jornalistas e sítios portugueses. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 4 de Julho, em Londres.

Os Prémios Europeus de Jornalismo Online (European Online Journalism Awards (EOJA) têm por objectivo recompensar a excelência do jornalismo produzido na World Wide Web e são um contributo relevante para a melhoria da qualidade e afirmação da identidade do jornalismo realizado na Internet.

O prazo para a entrega de candidaturas decorre de 1 Março a 31 de Maio. Em Junho, os jurados de toda a Europa seleccionarão as listas dos trabalhos que estarão na fase final do concurso. Essa lista será divulgada publicamente a 18 de Junho.

Podem participar trabalhos que tenham sido publicados na Internet entre 1 de Junho de 2001 e 31 de Maio de 2002 e que não tenham sido editados em qualquer outro suporte além da Web. O concurso é aberto a trabalhos que tenham surgido em mais de um sítio ou cuja publicação continue a decorrer após a data limite para a entrega das candidaturas.

Os prémios serão atribuídos nas seguintes categorias:

A)Categorias gerais

-Melhor «news story»

-Melhor história divulgada em primeira mão na Net

-Melhor «feature»

-Melhor reportagem de investigação

-Melhor «news design» e navegação

-Melhor apresentação das notícias

-Maior inovação no jornalismo online

-Melhor uso do multimedia

-Melhor uso da conectividade móvel

-Jornalista de Internet do ano

-Melhor serviço jornalístico

B)Áreas especializadas

Ciência

Informação financeira

Ambiente

Negócios e economia

Música e entretenimento

Desporto

Viagens

Tecnologia

Weblog do ano

Prémio de Honra para a melhor contribuição para o jornalismo online na Europa (prémio especial e individual destinado a premiar a protecção e defesa das liberdades no jornalismo online).

Pode ser entregue um trabalho em todas as categorias, excepto as de melhor «news design» e navegação, melhor uso de conectividade móvel, melhor uso do multimedia, melhor inovação em jornalismo online e jornalista do ano na Internet, nas quais é necessário enviar três trabalhos.

Nas categorias Prémio de Honra para a melhor contribuição para o jornalismo online na Europa e melhor serviço jornalístico, será julgada toda a produção das organizações concorrentes.

Os trabalhos enviados a concurso deverão conter o caminho para a página onde estão publicadas, da seguinte forma: htttp://www.(nome do domínio)/nome do artigo. Nas categorias Prémio de Honra para a melhor contribuição para o jornalismo online na Europa e melhor serviço jornalístico apenas é necessário enviar o nome do domínio.

Mais informação sobre os prémios pode ser obtida no sítio da Net-media. http://www.net-media.co.uk/

Partilhe