Polícia carrega sobre jornalistas na Coreia do Sul

A polícia de choque coreana usou de violência contra uma dezena de jornalistas que cobriam um protesto em Seul, no dia 10 de Março, noticiou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), instando o chefe da polícia coreana, o general Lee Taek-Soon, a punir os agentes responsáveis pela carga policial.

“É importante que as autoridades investiguem o comportamento da polícia e o uso deliberado de violência. Alguns dos agentes esqueceram-se de que os jornalistas estavam lá para cobrir os eventos e não como participantes dos mesmos”, afirmou a organização, salientando contudo que a polícia emitiu um comunicado no dia seguinte, no qual lamentava a violência contra elementos da imprensa.

Os jornalistas agredidos pelas autoridades foram Choi Won-Hyung, do “HanKyuRae Daily News”, Park Young-Heum, do “KyungHyang”, o fotógrafo Kim Chul-Soo, o repórter Kim Tae-Hwan, um jornalista do sítio Ohmynews, três profissionais da agência noticiosa Yonhap e uma equipa televisiva da KBS, que cobriam uma manifestação contra as negociações de comércio livre entre a Coreia do Sul e os EUA.

Partilhe