Planos de “modernização” da AFP preocupam FEJ

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) está preocupada com os planos de “modernização” dos estatutos da agência noticiosa France Presse (AFP), anunciados a 23 de Outubro pela administração da empresa, que desde 1957 é gerida de modo similar ao de uma cooperativa.

“Se por modernização a AFP entende abrir-se ao investimento de empresas privadas, nós não o vemos como modernização. A AFP tem um estatuto e missão únicos que garantem a sua independência, e accionistas privados poderiam prejudicar a credibilidade da agência”, sublinhou o presidente da FEJ, Arne König, acrescentando que já solicitou um encontro com o presidente Nicolas Sarkozy para discutir a questão.

Para a FEJ, os média franceses estão no meio de uma crise pois a junção da falta de compensação pelos lucros comerciais das emissoras públicas, da abertura de um debate nacional com intenções políticas para alterar as regras de propriedade dos média e da revisão dos estatutos da AFP cria um clima perigoso que pode fazer perigar a qualidade e independência da imprensa em França, bem como a credibilidade dos jornalistas.

Partilhe