Perseguição aos média na Somália

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) denunciam a perseguição aos órgãos de comunicação social na Somália e exigem a libertação do jornalista Abdishakur Yusuf Ali.

A 21 de Abril, Abdishakur Yusuf Ali, chefe de redacção do jornal independente “War-Ogaal”, foi detido na região nordeste da Somália sob a acusação de ter publicado informação falsa numa reportagem sobre a venda de bens de ajuda humanitária por parte do ministro das Finanças de Puntland aos Emirados Árabes Unidos.

Abdishakur Yusuf Ali, preso em condições insalubres perto de Bossaso, pode ser condenado a três anos de prisão, o que a FIJ condena, alegando que o jornalista tem o direito de trabalhar livremente e de criticar o que lhe parecer errado.

A administração local ordenou que o chefe de redacção do “War-Ogaal” escrevesse uma carta a admitir que publicara informação falsa, mas outros profissionais dos média da região entendem que as autoridades estão apenas a tentar encontrar uma evidência para acusarem o jornalista, a quem o ministro das Finanças exige um pedido de desculpas.

Abdishakur Yusuf Ali devia ter sido presente a tribunal 24 horas após a detenção, mas não o foi até à data, o que preocupa o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), que se une à FIJ na exigência de libertação imediata do jornalista.

Partilhe