Pedro Correia vence Prémio Fotojornalismo Visão/BES

O fotojornalista Pedro Correia, do “Jornal de Notícias”, foi o grande vencedor do 6º Prémio Fotojornalismo Visão/BES, com uma imagem da tristeza e comoção de familiares e colegas durante o funeral de um agente da PSP morto na Amadora a 20 de Março de 2005.

Além do Grande Prémio – que lhe valeu 15 mil euros e um troféu da autoria da artista plástica Joana Vasconcelos –, o repórter de 28 anos venceu também a categoria Reportagem, onde concorreu com oito imagens a preto e branco tiradas durante o cortejo do agente Paulo Alves, um dos três polícias mortos em serviço na Amadora no decorrer de 2005.

Na categoria de Vida Quotidiana venceu Luís Ramos, do “Público”, com uma imagem do Carnaval nos Açores.

Bruno Simões Castanheira, do “Diário de Notícias”, foi considerado o melhor na categoria Retrato, com a fotografia de uma jovem e uma criança que ficaram sem casa num incêndio em Lisboa.

O fotojornalista do “JN” Leonel Castro ganhou em Notícias, com uma fotografia de pessoas evacuadas após um incêndio no lugar de Espargo.

Nas restantes três categorias venceram fotojornalistas freelance. Em Desporto, os festejos de adeptos do Sporting após um golo marcado ao Benfica deram o prémio a Paulo Cordeiro. Em Natureza, Joel Santos ficou em primeiro lugar com uma imagem tirada na Praia do Abano, em Sintra.

Em Espectáculo, Mário Príncipe ganhou com uma foto de uma encenação para um calendário da OIKOS. Nesta categoria, José António Domingues, fotojornalista membro da Direcção do Sindicato dos Jornalistas, foi galardoado com uma Menção Honrosa por uma foto sobre o espectáculo argentino Fuerza Bruta.

Os vencedores de cada categoria recebem 2500 euros cada. Todas as fotos vencedoras serão editadas em livro pela “Visão”, e irão estar em exposição no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no final de Setembro, em simultâneo com a mostra do World Press Photo, de onde partirão para outras cidades.

A edição deste ano do Prémio Fotojornalismo Visão/BES contou com a participação de 5815 fotografias de 204 fotógrafos.

Partilhe