Paramilitares agridem jornalistas na Guatemala

Os jornalistas Rolando Hernández e Arnulfo Ortiz, de “Vanguardia Informativa”, e Edwin Paxtor, da estação “TV Enfasis”, foram agredidos a 11 de Julho na região de Chiquimula, Sudeste da Guatemala, quando faziam a cobertura de uma manifestação de antigos membros das Patrulhas de Autodefesa Civil (PAC).

Os manifestantes – que protestavam contra a insuficiente, segundo eles, indemnização proposta pelo governo pelos serviços prestados ao Exército durante a guerra civil (1960-1996), mais conhecida por “guerra suja”- atacaram os repórteres com machadas e destruíram-lhes o equipamento.

Os jornalistas acusam em particular o chefe das PAC, Víctor Hugo Argueta Corado, como responsável do ataque.

Condenando a violência contra os média, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) exige a punição dos culpados e a tomada de medidas para que acontecimentos destes não se repitam e os jornalistas possam fazer o seu trabalho “sem temer pela vida”.

Em Março de 2005 registou-se um ataque semelhante, desta vez na capital, Cidade de Guatemala. Ewin Silva, do jornal televisivo “Telediario”, o seu operador de câmara Carlos García, e Carla Solórzano, da Radio Universidad, foram então igualmente agredidos com machadas durante uma manifestação de paramilitares.

Partilhe