Órgãos encerram na Holanda e na Irlanda

Entradas insuficientes de publicidade serviram de base à decisão das administrações do jornal holandês “Telegraaf op Zondag” e da agência noticiosa irlandesa Independent Network News (INN) em encerrar os órgãos no final do ano e no final do mês, respectivamente.

O semanário dos Países Baixos foi lançado no início de 2004 e com a sua extinção, já anunciada para o fim de Dezembro deste ano, a imprensa holandesa ficará privada da última destas publicações domingueiras, depois de o jornal regional “Twentsche Courant Tubantia” ter sido extinto em Janeiro deste ano.

Por seu turno, o encerramento da INN – que segundo o seu director “deixou de ser financeiramente viável” – levará para o desemprego os 16 trabalhadores de uma empresa que, ao longo dos últimos 12 anos, forneceu notícias a mais de duas dezenas estações de rádio locais de toda a Irlanda.

Em reacção a este fecho, o Sindicato Nacional de Jornalistas do Reino Unido e Irlanda (NUJ) expressou um imenso desagrado com a forma como a notícia foi dada aos trabalhadores, pois muitos souberam do despedimento através de outros órgãos, “o que é simplesmente inaceitável”, segundo o dirigente sindical irlandês Séamus Dooley.

Partilhe