Operador de câmara iraquiano libertado

As forças norte-americanas no Iraque libertaram a 6 de Abril, após mais de um ano de detenção, o operador de câmara iraquiano Abdul Ameer Younis Hussein, que trabalhava para a CBS. No dia anterior, um tribunal tinha ilibado o jornalista das acusações de colaboração com insurgentes, as quais só foram conhecidas no próprio dia do julgamento.

Abdul Ameer Younis Hussein foi ferido e detido a 5 de Abril de 2005, quando filmava confrontos em Mosul, no Norte do Iraque, e foi mantido sob detenção durante 366 dias com base em acusações vagas, que não foram aceites pelo tribunal por falta de provas.

Satisfeita com a libertação de Hussein, a directora-executiva do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), Ann Cooper, lamentou contudo que ele tivesse perdido um ano da sua vida na prisão e instou os militares norte-americanos a acabar com este tipo de detenções arbitrárias de jornalistas.

A este propósito, o CPJ considerou positiva a mudança ocorrida em Março na política militar dos EUA, que se comprometeram, em declarações à Reuters, em analisar os casos de jornalistas detidos no prazo de 36 horas e dando aos órgãos de comunicação uma “oportunidade de defenderem os seus profissionais, pois a própria natureza dos seus deveres fará com que eles estejam muitas vezes nos locais onde ocorrem ataques”.

Partilhe