Novo curso de Suporte Básico de Vida para jornalistas

A Fundação Portuguesa de Cardiologia realiza mais um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) para sócios do Sindicato dos Jornalistas (SJ), no dia 22 de Maio, em Lisboa. As inscrições, em número limitado, devem ser feitas até dia 20, na sede do SJ.

O curso de SBV tem como objectivo habilitar os jornalistas a dominarem as técnicas básicas para actuarem numa situação de emergência, socorrendo alguém que se encontre em paragem cardio-respiratória. Com uma duração de quatro a cinco horas e meia – variação que depende da demonstração dos conhecimentos adquiridos feita pelos formandos – o curso é destinado a doze jornalistas.

Organizado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, com o patrocínio do Ministério da Saúde, o curso tem uma vertente teórica e outra prática, complementadas por um manual apropriado e respectivos materiais didácticos. Será ministrado por um director e dois instrutores seniores e serão utilizados dois manequins de treino.

O curso decorrerá no Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, na rua Júlio de Andrade, n.º 5 (ao Campo de Santana) em Lisboa, a partir das 9 horas de 22 de Maio.

O módulo teórico tem a duração de uma hora e o módulo prático a duração de três horas e será realizado em dois grupos de seis formandos. A avaliação do curso durará o máximo de uma hora e meia, consistindo numa avaliação teórica em que o formando deverá obter um mínimo de 75% de aproveitamento e uma avaliação prática em que o candidato deverá cumprir o algoritmo de SBV .

Aos formandos que obtiverem aproveitamento será passado um certificado.

Programa teórico

1. Introdução

2. Noção de órgãos nobres ; Paragem cardio-respiratória e suas causas mais frequentes

3. Cadeia de sobrevivência

4. Riscos para o reanimador

5. Abordagem de via aérea

6. Suporte Básico de Vida

7. Demonstração de caso clínico

8. Práticas de Suporte Básico de Vida

9. Avaliação teórica e prática

10. Reunião de encerramento de curso

Partilhe