“Novaya Gazeta” vence prémio do IPI

O jornal russo “Novaya Gazeta”, conhecido pela sua independência e por quatro dos seus jornalistas terem sido assassinados durante a última década, foi anunciado como vencedor do Prémio Pioneiro dos Media Livres 2009, atribuído pelo Instituto Internacional de Imprensa (IPI).

“O Novaya Gazeta simboliza os valores que servem de base ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e o seu compromisso com a independência de interferências governamentais”, afirmou o director do IPI, David Dadge, lembrando que, apesar dos assassinatos e das ameaças, o jornal continua a manter elevados padrões jornalísticos, prestando informação aos cidadãos e vigiando os actos de quem tem poder.

Agradecendo o galardão, o editor do trissemanário, Dmitry Muratov, frisou que o mesmo pertence também aos quatro jornalistas do título que já não o podem ver: Igor Domnikov, espancado até à morte a 16 de Julho de 2000; Yuri Shchekochikhin, envenenado a 3 de Julho de 2003; Anna Politkovskaya, abatida a tiro a 7 de Outubro de 2006; e Anastasia Baburova, morta a tiro a 19 de Janeiro de 2009.

O “Novaya Gazeta” foi fundado em 1993 por ex-jornalistas do “Komsomolskaya Pravda”, é detido em 51% pelos trabalhadores e o resto pertence ao antigo presidente soviético Mikhail Gorbachev e ao empresário russo Alexander Lebedev.

O prémio – que é atribuído desde 1996 – será entregue no Congresso Mundial do IPI, que se realiza a 7 de Junho em Helsínquia, na Finlândia.

Partilhe