NewsXChange reúne-se em Vilamoura

Cerca de 500 profissionais da informação audiovisual reúnem-se a 18 e 19 de Novembro em Vilamoura, no Algarve, no âmbito do NewsXChange 2004, iniciativa anual criada em 2002 e que já se tornou no maior evento do género no sector.

Tendo a RTP como anfitriã, este evento irá abordar temas como as eleições realizadas em 2004 e a diversidade dos média no mundo árabe, além de promover um debate, em conjunto com o Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa (INSI), sobre os riscos que pendem sobre os profissionais da comunicação em cenários de conflito, nomeadamente no Iraque.

No primeiro dia haverá ainda tempo para uma sessão de criação de cenários noticiosos hipotéticos que tentará replicar situações de difícil decisão que se deparam todos os dias a editores e jornalistas nas redacções.

No segundo e último dia do evento, estará em análise a “nova” Europa e o papel do serviço público de televisão, o uso de câmaras escondidas no jornalismo e a cobertura de temas humanitários, com ênfase especial na crise em Darfur.

Também está prevista uma conferência com Carol Bellamy, directora-executiva da UNICEF, acerca da cobertura audiovisual de crianças, com especial destaque para questões como as crianças-soldado, a prostituição infantil, o tráfico de crianças, os órfãos e a educação das jovens.

Partilhe