Negociações recomeçaram na Rádio Dinamarquesa

As negociações entre o sindicato dos jornalistas da Dinamarca e a administração da maior rádio pública do país, a Denmarks Radio, foram interrompidas sexta-feira, 28 de Junho. Um novo encontro entre as duas partes foi marcado para domingo, 30 de Junho, último dia do prazo dado pelo sindicato, antes de avançar para a greve.

A reunião foi marcada pelo mediador para o meio-dia de 30 de Junho e um eventual entendimento terá de acontecer antes das zero horas de 1 de Julho. Em causa estão um conjunto de reivindicações avançadas pelo sindicato, relativas a um universo de mais de mil jornalistas, incluindo profissionais que estão no quadro da empresa e jornalistas “freelance”.

Aumentos salariais de apenas 1,5 por cento, piores condições de trabalho, nomeadamente devido ao desaparecimento dos direitos especiais para os jornalistas de serviço nos turnos nocturnos e recuos na regulamentação que permite aos profissionais da estação o acesso à formação e à educação são as razões que levaram a Danish Union of Journalists a entrar em ruptura com a administração da estação pública de radiodifusão.

O sindicato defende o reforço das regras que permitem aos jornalistas prosseguir a sua formação e rejeitam o valor apresentado pela administração para o aumento colectivo. Para serem aumentados em mais de 1,5 por cento, os jornalistas da Denmarks Radio teriam de recorrer à negociação individual.

Partilhe