Morte de Medina Velásquez por esclarecer

A Sociedade Interamericana de Imprensa apelou ao Presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, que intervenha no sentido de acelerar as investigações sobre a morte do jornalista Salvador Medina Velásquez, assassinado a 5 de Janeiro de 2001.

Em comunicado divulgado a 20 de Julho, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em castelhano) lembra que Medina tinha 27 anos quando foi morto, depois de denunciar, através de uma rádio comunitária, actos de corrupção.

Apesar do autor do crime ter sido preso e condenado a 25 anos de prisão, a sentença continua à espera de confirmação do Supremo Tribunal, faz notar a SIP, sublinhando que segundo testemunhas haverá mais gente envolvida no assassinato.

Lembrando que nos últimos 17 anos foram assassinados 287 jornalistas no continente americano, a SIP apela à solidariedade internacional, convidando todos os interessados a subscrever, através da página da Internet http://www.impunidad.com, a sua campanha “Acabemos com a impunidade” de crimes contra profissionais da imprensa.

Partilhe