Ministro venezuelano demite-se para presidir à Telesur

Andrés Izarra, ministro da Comunicação e da Informação da Venezuela, demitiu-se do cargo para que não houvesse qualquer conflito de interesses com o cargo que aceitou de presidente da Telesur, uma nova estação televisiva latino-americana que pretende combater a excessiva influência dos Estados Unidos na América Latina.

Durante o anúncio da sua demissão, realizado a 27 de Julho, Andrés Izarra explicou que se considera acima de tudo um jornalista e não um político, razão pela qual acredita que o facto de ser presidente da Telesur não retira ao canal a capacidade de criticar o governo de Hugo Chávez.

Andrés Izarra integrou o executivo durante cerca de 11 meses e foi o responsável pela Lei da Responsabilidade Social na Rádio e Televisão, pela expansão das actividades do Ministério, pelas mudanças no programa televisivo semanal do presidente e pela reestruturação de diversos órgãos de comunicação social estatais.

Detida pela Venezuela, Argentina, Cuba e Uruguai, a Telesur teve a sua primeira emissão a 24 de Julho de 2005 – data que coincidiu com o 222º aniversário do nascimento de Simón Bolívar – e tem por objectivo permitir que os latino-americanos “espalhem os seus próprios valores, apresentem a sua própria imagem, debatam as suas próprias ideias e transmitam os seus próprios conteúdos”.

Com sede na Venezuela, a estação tem delegações na Colômbia, Bolívia e Brasil, estando ainda planeadas instalações na Argentina, Cuba, México e em Washington, DC (EUA).

A emissão será feita através de satélite para todo o continente americano e para a Europa Ocidental e Norte de África. Caso alguma rede portuguesa de TV por cabo faça um acordo para receber o sinal da Telesur, a mesma também poderá vir a estar disponível por este meio.

Partilhe