Membros da Journaliste en Danger ameaçados de morte

Dirigentes e colaboradores da organização de liberdade de imprensa africano Journaliste en Danger (JED) receberam ameaças de morte a 10 de Dezembro, um dia depois da organização ter divulgado um relatório duro sobre abusos contra os jornalistas na República Democrática do Congo.

O presidente da JED, Donat M’baya Tshimanga, o secretário-geral, Tshivis Tshivuadi, e os membros da equipa Charles Mushizi e Esther Banakayi receberam no telemóvel uma mensagem anónima que os ameaçava a eles e às respectivas famílias, caso não cessassem as suas actividades.

Na mensagem eram dados dez dias à organização para acatar as ameaças. Todos os esforços feitos para detectar a origem dos SMS não deram quaisquer frutos até ao momento.

No dia anterior, o relatório anual da JED denunciara o aumento dos ataques à imprensa na República Democrática do Congo durante o ano de 2005, dando especial destaque ao assassinato de Franck Kangundu, do diário “La Référence Plus” e apelando a um inquérito independente ao caso como “única forma de encontrar a verdade” num crime que custou a vida ao jornalista e à sua mulher.

Partilhe